ANS regulamenta o atendimento à distância devido a pandemia do Coronavírus

A partir de agora é possível realizar o atendimento à distância no setor de saúde suplementar, devido à necessidade de distanciamento social vindo da pandemia. Além disso, diante das medidas emergenciais adotadas em decorrência da pandemia no país, a ANS promoveu algumas mudanças nos componentes do Padrão TISS.

Detalhes do Padrão TISS – Abril/2020

A publicação da nova versão do padrão TISS ocorreu em 03 de Abril de 2020. E, por conta da excepcionalidade da situação de pandemia que enfrentamos, entrou em vigência de forma imediata. Nesse sentido, para atender à necessidade de viabilizar e monitorar a realização do atendimento à distância no setor de saúde suplementar, foram tomadas as seguintes medidas:

Inclusões:

  • Inclusão do termo “Telessaúde” na Terminologia de Tipo de Atendimento da TUSS (tabela 50).
  • No componente Organizacional foi incluído no item Numeração do sequencial de referência do procedimento ou item assistencial.

Alterações:

  • Alteração da descrição do procedimento 40314618 – Coronavírus Covid-19, pesquisa por método molecular, na terminologia de Procedimentos e Eventos de Saúde para: 40314618 – SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19) – PESQUISA POR RT – PCR.
  • E, por fim, a atualização para as versões 3.05.00 e 1.01.00 no componente de Comunicação para refletir a inclusão do novo termo.

A versão 4.6 do Validador TISS já oferece suporte a todas as alterações da versão de Abril/2020 do padrão TISS, aliás isso inclui as novas versões 3.05.00 e 1.01.00 do componente de Comunicação. Portanto, aproveite para atualizar hoje mesmo e desfrute de todos os novos recursos do novo Validador.

Ficou com alguma dúvida? Então, envie seu recado pra gente.

Boas validações!
Equipe Validador TISS