Consultórios e clínicas: vantagens de se vincular a convênios e parceiros

Parcerias e alianças com convênios representam estratégias de grande impacto no desenvolvimento de consultórios e clínicas. Afinal, essas iniciativas permitem aumentar a quantidade de beneficiários, expandir os serviços oferecidos, entre outros benefícios.

Dentro de um cenário dinâmico como é o caso da área da saúde, consultórios e clínicas precisam buscar constantemente aprimorar o atendimento e ampliar a gama de serviços. Então, se vincular aos convênios pode agilizar esses objetivos. Lembrando que, as alianças podem envolver vários tipos de acordos, desde colaborações com laboratórios e hospitais até convênios com seguradoras de saúde.

A seguir, entenda a diferença entre convênios e parcerias, e veja as vantagens de ambos para as instituições médicas. Acompanhe!

Consultórios e clínicas: parcerias x contratos com convênios de saúde

Parcerias e contratos com operadoras de saúde representam duas modalidades de cooperação com algumas distinções.

Nos acordos com operadoras, por exemplo, as clínicas e consultórios fornecem serviços médicos aos beneficiários do plano de saúde em troca de uma remuneração previamente acertada. Assim, ampliando a abrangência do consultório ou clínica, permitindo atender a um número maior de pacientes.

Por outro lado, as parcerias de colaboração entre duas ou mais entidades, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios, entre outros profissionais de saúde, funcionam de outra forma. Essas alianças têm como foco melhorar a qualidade do atendimento. Então, há a expansão dos tipos de serviço e troca de conhecimento, mas sem um intermediário entre a instituição médica e o paciente.

Outra distinção relevante é que, nos acordos, as operadoras geralmente estabelecem tabelas de preços para os serviços médicos. Já nas parcerias, as clínicas e consultórios têm mais flexibilidade para determinar seus próprios preços e condições. Ambas consideradas estratégias válidas para maximizar e aperfeiçoar a prática médica. Cabe aos gestores avaliar qual das alternativas é mais apropriada para o estabelecimento.

Quais os ganhos em firmar parcerias e acordos com convênios?

Médica e paciente em uma clínica. Imagem simboliza que a profissional trabalha em clínicas que contemplam convênios.

1. Aumento na quantidade de novos pacientes

O primeiro benefício é o acréscimo na quantidade de novos pacientes. Ao formalizar um acordo com uma operadora, o consultório ou clínica se torna mais acessível a todos os beneficiários do plano, ampliando significativamente a base de pacientes. Enquanto que, por meio de parcerias com outros profissionais de saúde é possível aumentar o número de beneficiários por indicações recíprocas. Essas indicações podem gerar um fluxo e contribuir para o desenvolvimento do negócio.

2. Ampliação do faturamento

Com um número maior de pacientes, certamente, há também um aumento na receita. Convênios asseguram um fluxo constante de pacientes. Enquanto as parcerias permitem melhorar a oferta de serviços adicionais ou especializados, sendo uma fonte extra de renda.

3. Maior estabilidade financeira

Acordos com operadoras podem oferecer uma fonte de receita mais previsível e estável, uma vez que cada paciente atendido resulta em um pagamento acordado. Portanto, existe a possibilidade de uma segurança financeira maior em comparação com a dependência exclusiva de pacientes particulares, que tende a variar consideravelmente de mês para mês.

4. Ampliação da rede de serviços

Como mencionado nesse artigo, por meio de convênios e parcerias é possível expandir a variedade de serviços. Por exemplo, uma aliança com um laboratório facilita a realização de exames de forma mais ágil. Nesse sentido, melhora a conveniência para os pacientes e otimiza a eficácia do tratamento com diagnósticos mais rápidos.

5. Imagem do estabelecimento otimizada

Associar-se a outras instituições respeitadas e às operadoras pode significar elevar a reputação do consultório ou clínica. Para quem está iniciando o negócio, credenciar-se a convênios também é uma estratégia para construir reputação no mercado e ganhar destaque. Além disso, as parcerias transmitem um senso de profissionalismo, tornando o estabelecimento mais atrativo para os pacientes.