O que considerar na hora de contratar um software para a sua clínica?

Ao contratar um software para a clínica médica, os profissionais do estabelecimento ganham uma série de benefícios. Por exemplo: otimização de tempo em relação às atividades, melhor distribuição de tarefas operacionais e estratégicas, entre outras vantagens.

Vale ressaltar que, as clínicas que mantêm o foco em uma gestão eficiente costumam contratar sistemas tecnológicos para auxiliar no dia a dia dos profissionais. Mas, claro que, antes de implementar uma plataforma digital, é importante avaliar as necessidades e expectativas da instituição.

A seguir, confira os principais pontos para considerar na hora de contratar e implementar um sistema na clínica médica. Acompanhe!

O que avaliar antes de contratar um software para a clínica médica?

Atualmente, há diversos programas especializados que auxiliam a rotina de estabelecimentos médicos. Alguns generalistas, que abrangem funções para diferentes setores, e outros específicos com recursos focados em uma determinada área.

A escolha do software dependerá principalmente da necessidade da clínica e do valor planejado para o investimento. O ideal é procurar por sistemas que disponibilizam uma versão gratuita de teste, assim é possível conhecer detalhadamente as funcionalidades, antes da efetivação.

Confira outros pontos que o responsável pela pesquisa de plataformas deve considerar:

1. Segurança

A segurança dos dados é um dos principais fatores a serem analisados para contratar um software destinado à clínica médica. Afinal, as informações dos pacientes e da instituição como um todo precisam permanecer seguras, conforme previsto pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Nesse sentido, o ideal é contar com software que mostre um alto nível de segurança, contendo criptografia e proteção nas transições de dados, incluindo acesso por meio de senha. Além disso, é fundamental que o sistema contemple backups constantes, a fim de diminuir a probabilidade de perdas de dados e arquivos.

2. Flexibilidade

Mulher sentada em frente ao computador no consultório. Imagem representa profissional que ao contratar um software para a clínica, faz uso das funcionalidades do sistema.

Sistemas baseados em nuvem trazem flexibilidade para o trabalho e são excelentes alternativas. Essas plataformas podem ser acessadas com segurança de qualquer dispositivo conectado à web. Portanto, possibilitam o acesso em qualquer lugar e a qualquer hora.

3. Personalização

Verifique se o software se adapta ao tamanho do estabelecimento médico e às possíveis mudanças futuras. Aliás, é fundamental avaliar se o sistema contempla a customização e o licenciamento flexível com um preço compatível com a realidade da instituição.

4. Automação de processos. Um ponto primordial de avaliação antes de contratar o software para a clínica

Há diversas tarefas cotidianas que podem se tornar automatizadas por sistemas. Certo? Por exemplo: agendamento de consultas, entrada de dados, validação de guias, entre outras.

Nesse sentido, para contratar um ou mais sistemas tecnológicos, a sugestão é se certificar da usabilidade e da capacidade de integração com outros sistemas, caso seja necessário.

5. Disponibilização de relatórios e análise de dados

Durante as pesquisas, procure um sistema que disponibilize relatórios completos e análises seguras. Dessa forma, é possível ter insights atualizados e condizentes com a realidade.

O sistema de validação de guias médicas, Validador TISS, é um exemplo de software que realiza a análise completa dos arquivos XML TISS, incluindo a possibilidade de gerar relatórios. Além disso, a plataforma fornece desde a versão gratuita para os usuários até versões pagas mais avançadas. Confira os recursos do software.