Erros médicos que distanciam pacientes e podem impactar no faturamento

Focar em diminuir os erros médicos para manter uma receita e faturamento positivos é importante. Mas, ao aplicar soluções adequadas para impedir esses erros, a instituição também consegue melhorar a fidelização do paciente, experiência do usuário e branding da marca.

Diante de um mercado competitivo e dinâmico, há a necessidade de procurar constantemente formas de permanecer atraente para os usuários, a fim de não comprometer a saúde financeira do negócio. Lembrando que, os pacientes são clientes, assim, terão uma visão favorável ou não da clínica e avaliarão a companhia (desde a recepção até o pós-consulta).

Desse modo, os gestores da instituição de saúde devem buscar compreender de maneira total a jornada do paciente para aplicar estratégias e recursos pertinentes. Nesse caso, o foco está em melhorar a experiência e percepção do paciente em todo o percurso.

Confira 4 principais erros médicos que afastam os pacientes da clínica e podem prejudicar o faturamento, aumentar a taxa de inadimplência e diminuir a fidelização.

Erros médicos que distanciam pacientes do estabelecimento e podem gerar impacto negativo no faturamento

1 – Atendimento não humanizado

Essa não deveria ser uma falha, já que os médicos cuidam de pessoas. Então, teoricamente, o atendimento é humanizado. Mas, na prática, muitos estabelecimentos de saúde não aplicam esse tipo de assistência.

Diversos profissionais pela grande quantidade de pacientes acabam tornando o atendimento um tanto “robotizado” e sem personalização. Entretanto, mesmo com a rotina corrida, esses profissionais precisam ouvir realmente as queixas e os resultados do paciente em relação ao tratamento médico. Assim, além de mostrar que o paciente não é só um número, demonstram preocupação e cuidado.

Outro ponto importante em relação à humanização é treinar toda a equipe para esse relacionamento com o cliente. Uma forma de tornar isso possível é investindo em softwares que tratem das tarefas repetitivas e burocráticas. Então, o time otimiza tempo e consegue focar em tarefas mais estratégicas.

2 – Armazenamento obsoleto

O prontuário eletrônico e o armazenamento em nuvem são duas grandes soluções do mercado que auxiliam os estabelecimentos médicos com a segurança dos dados dos pacientes. No entanto, diversas companhias ainda apoiam o controle de informações por meio do papel.

Ao armazenar os dados de forma virtual e não física, além de possibilitar a fácil geração de backups, a clínica conta com uma maior proteção dos dados por causa da criptografia e servidores seguros. Aliás, ao utilizar essas tecnologias, além de agilidade e segurança, a companhia mantém a conformidade com a LGPD.

Portanto, ao implementar recursos que evitam o extravio dos arquivos, a clínica minimiza as chances de estresse e prejuízo financeiro.

3 – Descaso com a administração

Os cuidados com o paciente são tão necessários quanto a preocupação com a administração do negócio.

Há casos de instituições negligentes com a gestão do negócio que sofrem posteriormente com drásticos problemas financeiros. Por isso, conte com profissionais qualificados e treinados, ferramentas tecnológicas para controle e planejamento das atividades, estratégias focadas na experiência do usuário, etc.

4 – Falta de aprofundamento sobre a trajetória do paciente

Você já parou para pensar detalhadamente na trajetória do paciente, desde a pesquisa sobre o consultório e pré-consulta até o pós-atendimento? A falha de alguns estabelecimentos é não se aprofundar no conhecimento sobre a jornada do paciente (cliente), a fim de melhorar os pontos de dificuldade de cada fase.

Ao entender esse processo, aplique estratégias mais assertivas que melhoram a satisfação dos usuários. Por exemplo: ao compreender as principais dificuldades do cliente, a equipe pode enviar e-mails com explicações de cuidados pré ou pós-procedimento e pré ou pós-operatório.

Mas, vale o lembrete, para que tudo funcione de modo adequado e eficiente, a gestão, equipe e recursos precisam estar em equilíbrio.

Quando o paciente percebe todo o cuidado que a equipe apresenta em toda a sua trajetória, há a possibilidade de melhorar o NPS da clínica, baixar as taxas de inadimplência, entre outras vantagens.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre os erros médicos comuns que podem afetar o faturamento? Não deixe de enviar seu comentário no fórum.