Como mensurar a qualidade da assistência na saúde suplementar?

Medir a qualidade da assistência na saúde suplementar significa entender se o padrão está sendo cumprido e se há possíveis melhorias para implementar. Além disso, fazer essa mensuração auxilia no ajuste de erros.

Vale ressaltar que, existe um padrão estabelecido por órgãos regulamentadores para verificar o nível da qualidade desse tipo de serviço. Confira como funciona esse cálculo, impactos, entre outros assuntos relacionados. Acompanhe!

Medindo a qualidade da assistência na saúde suplementar

Ao mensurar a qualidade da assistência na saúde suplementar, o estabelecimento automaticamente está medindo o nível do serviço prestado ao paciente.

Ações inapropriadas na assistência podem impactar no quadro clínico do paciente. Ou seja, trata-se de um trabalho diretamente ligado ao bem-estar do beneficiário. Então, se algum procedimento estiver incorreto pode afetar na saúde do paciente de modo negativo.

Nesse sentido, mensurar a qualidade assistencial é um ponto essencial para os estabelecimentos de saúde e também para os pacientes.

Como mensurar a qualidade da assistência na saúde suplementar?

Mulher jovem sentada em sua cadeira dentro de um consultório médico. A imagem representa uma especialista de saúde mensurando a qualidade da assistência na saúde suplementar.

Esse tipo de serviço deve ser mensurado por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar ou IDSS. Desenvolvido em 2017 pela ANS, o IDSS tem por objetivo medir o desempenho das operadoras de plano de saúde, assim indicando o nível de qualidade da assistência dos convênios.

Certamente, o IDSS estimula a melhoria contínua dos processos relacionados aos serviços prestados aos pacientes. Aliás, manter esse índice positivo é uma forma de mostrar aos beneficiários a eficiência da operadora em conjunto com seus credenciados.

Esse índice é calculado com base nos resultados atingidos em alguns indicadores:

1. Dimensão de Garantia de Acesso (IDGA)

Esse indicador analisa o estado da rede assistencial em relação à garantia de acesso, incluindo o tamanho da rede de prestadores de serviço (credenciados da operadora).

2. Dimensão de Gestão de Processos e Regulação (IDGR)

Esse indicador está relacionado ao monitoramento do cumprimento das obrigações cadastrais e técnicas das operadoras com a ANS. Ou seja, as instituições precisam seguir um padrão na hora de preencher as informações e seguir com os processos de assistência.

3. Dimensão da Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS)

O indicador IDQS realiza a metrificação das ações de bem-estar do paciente, referentes ao atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários. Por exemplo: iniciativas de promoção, prevenção e assistência.

4. Dimensão de Sustentabilidade no Mercado (IDSM)

O IDSM controla a sustentabilidade da operadora, então, respeita a estabilidade econômica financeira, sem esquecer da satisfação dos beneficiários e também das obrigações com os colaboradores.

Cálculo do IDSS

O cálculo do IDSS é realizado com base nas informações extraídas dos indicadores acima, e multiplicado pelo peso de cada dimensão, conforme descrito no Art. 2º da RN nº 423, de 2017. Essa Resolução Normativa alterou a RN nº 386, de 2015.

Confira a fórmula para o cálculo do índice:

IDSS = (IDQS*0,30) + (IDGA*0,30) + (IDSM*0,30) + (IDGR*0,10)

Mantendo a qualidade

Uma forma de assegurar a padronização da assistência é por meio da auditoria periódica. A auditoria ajuda na avaliação do grau de excelência do serviço. Além disso, o uso de tecnologias é outra maneira de melhorar a qualidade da assistência.

A tecnologia auxilia no ramo da saúde por meio da telemedicina, com o apoio de sistemas automatizados que facilitam os cadastros, entre diversas outras possibilidades. Dessa forma, melhorando os processos e fluxos de atendimento ao beneficiário.

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