5 dicas de gestão financeira para reduzir a inadimplência em clínicas

Diversos estabelecimentos de saúde buscam ferramentas e estratégias para reduzir a inadimplência. Afinal, as clínicas e as instituições de modo geral precisam manter as contas em dia, a fim de continuar o funcionamento do empreendimento.

Neste artigo, confira dicas de gestão financeira para aplicar na instituição de saúde e diminuir o número de pacientes inadimplentes.

5 dicas para reduzir a inadimplência em clínicas

1 – Realize a análise de crédito dos usuários

Com o objetivo de evitar problemas de faturamento futuros na clínica, recomenda-se a verificação do histórico financeiro do paciente (cliente). Nesse sentido, mantenha a análise de crédito como um padrão.

Aliás, assim como as empresas de outros segmentos, a área da saúde também consegue usar os serviços de proteção ao crédito. Sendo assim, sua equipe pode analisar se o cliente possui dívidas pendentes.

Não necessariamente o seu estabelecimento precisa barrar o atendimento ao usuário, caso haja pendências. Mas é possível oferecer o pagamento à vista, por exemplo. Então, o consultório evita o risco de não receber posteriormente.

2 – Ofereça várias formas de pagamento

A gestão financeira do seu estabelecimento pode optar por facilitar o pagamento, oferecendo várias alternativas. Então, além do pagamento com dinheiro em espécie, débito e crédito no cartão, também existe a possibilidade de oferecer o modelo boleto ou PIX.

Outro ponto importante: além dos cartões de crédito tradicionais, consulte outros que possam valer a pena aceitar, incluindo a análise das taxas embutidas. Dessa forma, a clínica traz facilidade ao pagamento e pode reduzir a inadimplência.

3 – Tenha o histórico dos pacientes

Outra maneira de prevenir a inadimplência é por meio de um banco de dados contendo o histórico dos clientes. Assim, as clínicas conseguem verificar o perfil e histórico do paciente antes de marcar a consulta.

Portanto, se houver dados que apontem maus pagamentos, as clínicas têm a opção de solicitar o valor à vista da consulta ou exame. Além disso, caso o usuário esteja com inadimplência, é possível negociar a dívida antes de agendar o próximo atendimento.

4 – Monitoramento das contas a receber nas clínicas para reduzir a inadimplência

Monitorar e controlar as contas a receber deve fazer parte do trabalho do setor financeiro nas clínicas. Assim, há a possibilidade de acompanhar rapidamente aqueles que estão com alguma pendência ou inadimplentes. Em seguida, a equipe pode entrar em contato a fim de negociar e diminuir as contas em aberto.

A recomendação é contar com um software para fazer esse acompanhamento dos valores a receber de modo ágil e eficiente. Com a ajuda do sistema, visualize as movimentações financeiras passadas e programadas rapidamente.

5 – Negocie as inadimplências

Caso você já tenha aplicado diversas ações a fim de evitar a inadimplência, mas, mesmo assim, ainda há clientes com pendências na clínica, tenha um procedimento de cobrança. Por exemplo: sistemas que disparem lembretes aos usuários sobre o valor que está em atraso. Muitas pessoas esquecem de pagar, então, esses lembretes ajudam o empreendimento e o paciente.

Entretanto, naqueles casos de pagamento não realizado, mesmo depois dos lembretes enviados e das tentativas de negociação, outra opção é o protesto de título (cobrança por meio judicial). Nesse sentido, se o devedor não pagar a dívida na data prevista, o nome dessa pessoa ficará com restrição no mercado.

E aí, você acrescentaria alguma outra dica para reduzir a inadimplência em clínicas médicas e instituições relacionadas?