Dicas para não perder o prazo no envio do faturamento hospitalar

O envio do faturamento hospitalar é fundamental no processo financeiro. Erros nos documentos dessa área podem gerar grandes e custosos problemas aos estabelecimentos de saúde. Por isso, o assunto merece atenção redobrada.

Diante dos processos financeiros, muitos gestores e faturistas reclamam da parte de envio do faturamento hospitalar, por causa do prazo repassado pelos planos de saúde. Então, pensando nisso, elaboramos um post com algumas dicas para ajudar esses profissionais a evitarem a perda do prazo, no momento de entregar os arquivos do faturamento.

Enviando os documentos

Você já deve trabalhar com o Padrão TISS para o envio de guias, não é? O responsável pelo faturamento, deve seguir esse padrão para encaminhar os arquivos aos convênios.

Porém, antes de realizar o envio, a sugestão é validar os documentos previamente. Desse modo, utilize o Validador TISS. Assim, é possível garantir a diminuição de glosas. Além disso, se os documentos estiverem de acordo com o Padrão TISS, o estabelecimento receberá o pagamento das guias faturadas das operadoras sem nenhum problema.

Não adianta validar os arquivos e não acompanhar os prazos…

Todos os dias, hospitais perdem uma quantidade enorme de dinheiro, devido ao envio dos faturamentos fora do prazo estipulado. Logicamente, não é proposital. Muitas vezes, o acúmulo de tarefas faz com que não seja possível entregar dentro do tempo permitido.

Então, a fim de evitar esses vencimentos, é importante organizar o setor e manter-se dentro das diretrizes dos convênios. Afinal, esse tempo da operadora já é passado para que ela consiga fazer o retorno do faturamento e os pagamentos das guias.

A seguir, confira algumas dicas para cumprir os prazos no envio do faturamento hospitalar:

Gestão do tempo

Realize uma boa gestão do tempo e faça o acompanhamento das datas, por meio de sistemas e lembretes. Por exemplo, o Google Agenda pode ajudar nessa missão, pois é uma ótima plataforma para fazer o gerenciamento de compromissos e repassar lembretes. Já aqueles departamentos que utilizam o Outlook, podem contar com os lembretes no calendário e na lista de tarefas do e-mail.

Quadros de tarefas

Outro recurso que pode auxiliar o time de faturamento com os prazos são as ferramentas de gestão de tarefas. É possível registrar atividades e as datas de entregas previstas. Exemplos de plataformas que ajudam nesse quesito: Microsoft Teams e Trello. Pesquise as possibilidades desses sistemas, avalie qual melhor se adapta à demanda do setor, e inicie a organização imediata.

Agenda física

Não é aconselhável anotar os prazos somente na agenda física, pois você fica dependente de olhar e lembrar das datas, ou seja, não há lembrete automático. Mas, elas podem ser um complemento. Então, mantenha o hábito de consultar periodicamente as atividades, a fim de não perder nada que esteja anotado.

Independente dos métodos e ferramentas escolhidos, é essencial ler os contratos dos convênios e buscar maneiras de seguir todas as datas. Assim, você evita problemas no setor de faturamento. Além disso, com a organização em dia, a equipe trabalha com mais eficiência.

Dúvidas ou sugestões sobre as entregas de arquivos e guias, feitos pelo setor de faturamento do hospital? Vamos conversar no fórum?