3 mudanças na área da saúde durante a pandemia que tendem a ficar

Com as mudanças sociais ocorridas nos últimos meses, devido à pandemia COVID-19, surgiram novos processos e rumos na área da saúde.

Diversos hábitos mudaram no mundo todo, como: o modo de realizar a higienização, o contato entre as pessoas, maior uso de tecnologias, entre outros. O setor da saúde também passou por drásticas mudanças. Por exemplo: a inserção da telemedicina na relação de médico e paciente estava ocorrendo aos poucos no Brasil, mas por conta da pandemia, o Governo Federal rapidamente regulamentou o atendimento online. Assim, evitando que, em um primeiro momento, as pessoas tivessem que se expor ao contato social e ao vírus.

Além disso, outras alterações aconteceram, como o aumento do uso da inteligência artificial (IA) nos atendimentos, maior preocupação com a segurança de dados, etc. Aliás, muitos dos novos processos e recursos possivelmente continuarão auxiliando clínicas, hospitais, laboratórios e pacientes.

Confira algumas tendências na área da saúde que chegaram para ficar.

3 mudanças aplicadas na saúde durante a pandemia

1 – Atendimento online

O setor da saúde durante a pandemia utilizou diferentes recursos para viabilizar um atendimento digital eficiente e qualificado aos pacientes. Com a alta demanda por esse modelo de consulta, o mercado lançou diversos sistemas especializados em teleconsulta, incluindo a possibilidade de agendar os atendimentos, garantir a elegibilidade do paciente, solicitar exames, receitar medicamentos, entre outras funções.

Portanto, diante dessas evoluções, a tendência é que os pacientes solicitem cada vez mais consultas on-line. Essa é uma vantagem para profissionais da saúde, pois conseguem aumentar o número de atendimentos com a otimização de tempo e sem a barreira de deslocamento. Além do mais, os pacientes também saem ganhando, já que contam com um atendimento de qualidade e prático.

2 – Inteligência artificial em ação

Por causa da pandemia, muitas empresas de tecnologia desenvolveram e lançaram soluções de inteligência artificial focadas na saúde, a fim de melhorar desde o agendamento médico até a avaliação de exames.

A IA ajuda, por exemplo, na precisão de diagnóstico por meio de sistemas que fornecem imagens de órgãos internos. Dessa forma, impactando diretamente na redução de cirurgias invasivas e arriscadas.

Lembrando que, esse é apenas um dos vários casos que a IA vem auxiliando na área da saúde. Portanto, não há motivos para não aprimorar cada vez mais esses recursos tecnológicos, a fim de melhorar a qualidade dos atendimentos e procedimentos médicos ao longo do tempo.

3 – Aumento da segurança de dados

Devido à ampliação dos atendimentos online e aprovação da LGPD, os estabelecimentos de saúde buscaram formas de melhorar a segurança de dados internos e externos.

Algumas tecnologias, como o armazenamento em nuvem, virtualização e mascaramento de dados, entre outras soluções, vieram para ajudar as instituições com a segurança das informações.

Então, as companhias de saúde que aplicam essas e outras tecnologias, puderam otimizar a proteção de dados de pacientes, colaboradores, fornecedores e terceiros, evitando as perdas de informações, seja por roubo, extravio ou vazamento.

E aí, você acrescentaria outras mudanças na área da saúde que ocorreram durante a pandemia?