Guia SADT: confira dicas para preencher esse documento

Muitos profissionais têm várias dúvidas na hora de preencher a Guia SADT (Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia). Este também é o seu caso? Então, não deixe de conferir este artigo.

Boa leitura!

Para que serve a Guia SADT?

Alguns prestadores de serviço da área da saúde precisam fazer o preenchimento da Guia SADT, pois usam recursos de uma fonte financiadora. Por exemplo: operadoras, SUS, etc. O documento precisa ser usado em eventos como: pequenas cirurgias, terapias, consulta com procedimentos, exames, radioterapia, entre outros.

Portanto, essa guia tem o objetivo de deixar bem claro qual é o diagnóstico e o procedimento terapêutico que será realizado pelo prestador. Posteriormente, enviando o documento ao convênio ou para outro estabelecimento de saúde.

Confira dicas para preencher a Guia SADT

1 – Introdução

Primeiramente, preencha as informações de introdução, incluindo o Registro da Operadora na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Ou seja, descreva o Número da Inscrição do plano de saúde do paciente.

Feito isso, informe o Número da Guia SADT e a Data Autorizada, que corresponde ao dia em que ela foi emitida pela operadora. Além disso, não esqueça de indicar o Número da Carteira e o Nome do Plano adquirido em contrato pelo paciente.

2 – Dados pessoais do beneficiário

Em seguida, descreva as informações pessoais do paciente, como Nome Completo, CPF ou CNPJ do Contrato do Solicitante e o Nome do Contrato. Obs: esses dados estão disponíveis no termo de contrato do convênio.

3 – Profissional solicitante

Agora é a hora de preencher os dados de quem está solicitando. Lembrando que, é necessário que o solicitante seja um profissional da medicina. Nesse sentido, inclua os dados desse profissional. Insira a Sigla do Conselho Profissional do qual ele pertence. Ex: CRM. E o próximo passo é o preenchimento da Unidade Federativa do Conselho. Ex: PR.

4 – Caráter de solicitação

No passo 4, informe qual é o caráter de solicitação do procedimento que tratará o paciente. Ou seja, esclareça se é Eletivo ou de Emergência/Urgência. Para isso, preencha a sigla “E” ou “U”, respectivamente.

5 – Preencher a Indicação Clínica e informações sobre procedimento na Guia SADT

No próximo tópico, descreva a Indicação Clínica, isto é, o tipo de especialidade médica que o paciente precisa. Em seguida, informe qual é o Procedimento pelo qual o beneficiário precisa passar. Realize a descrição completa e detalhada para que não haja erros na maneira como o tratamento será feito.

6 – Quantidade de Procedimentos

Preencha a Quantidade de Procedimentos que o beneficiário deve fazer para que a sua saúde seja restabelecida. Primeiro, informe a Quantidade de Procedimentos solicitados pelo paciente. Depois, a Quantidade de Vezes que o tratamento foi autorizado para ser feito. Lembrando que, essas informações precisam vir do médico que trata o paciente, já que ele é o responsável por detalhar essas quantidades.

7 – Dados do contratado

Informe os dados do contratado, ou melhor, da instituição responsável por realizar os procedimentos que estão sendo solicitados pelo beneficiário. Preencha o Nome do Contratado e o CNPJ ou CPF. Depois, inclua o código CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) da instituição contratada para fazer o tratamento que o beneficiário precisa.

Logo após, descreva a Sigla do Conselho Profissional do Executante, de acordo com a tabela do domínio e o seu respectivo número. Preencha também a Unidade Federativa da Instituição.

8 – Código de atendimento

Não esqueça de fornecer o Código de Atendimento (tipo de procedimento que o beneficiário precisa). Veja quais são os códigos: Remoção = 1; Pequena Cirurgia = 2; Terapia = 3; Consulta = 4; Exame = 5; Atendimento Domiciliar = 6; SADT Internado = 7; Quimioterapia = 8; Radioterapia = 9; TRS – Terapia Renal Substitutiva = 10.

9 – Código de saída

Agora é o momento de preencher a Guia SADT com o Código de Saída, a fim de finalizar os procedimentos prestados pela executante do serviço. Confira os códigos de saída de atendimento: Retorno = 1; Retorno com SADT = 2; Referência = 3; Internação = 4; Alta = 5; Óbito = 6.

10 – Data da realização do procedimento

Em seguida, forneça a Data em que o procedimento precisa ser feito. Esse dado deve ser decidido conforme a necessidade e disponibilidade do beneficiário, e a disponibilidade da instituição que fará o serviço.

11 – Valores do procedimento

Por fim, informe os Valores do Procedimento. Nessa fase, descreva todas as etapas do tratamento a ser feito e os seus respectivos valores, bem como o valor total do procedimento.

Ficou com alguma dúvida sobre o preenchimento da Guia SADT? Deixe seu recado no fórum.