Prestador de serviço: o que analisar antes de fechar contrato com um convênio?

Antes do prestador de serviço da área da saúde (consultório, clínica, laboratório, etc) firmar acordo com um convênio, é importante avaliar as condições do contrato. Além disso, é necessário analisar os feedbacks e opiniões sobre a operadora de saúde.

Confira 4 fatores essenciais que devem fazer parte da lista dos prestadores de serviço no momento de analisar as operadoras:

  1. Termos contratuais: tanto os valores de pagamento pelos serviços realizados, quanto as cláusulas de rescisão do contrato, entre outros pontos, precisam passar por uma revisão detalhada;
  2. Interesse dos beneficiários: importante levar em conta os convênios de saúde mais utilizados pelos potenciais pacientes, a fim de ampliar a rede de beneficiários;
  3. Assistência da operadora: avaliar o suporte disponibilizado pelo convênio pode ajudar a evitar possíveis problemas no futuro. Por exemplo: veja se há treinamentos, recursos e ferramentas, canais ágeis de comunicação, etc;
  4. Credibilidade do convênio: Buscar feedbacks e experiências de outros profissionais da saúde sobre o convênio pode auxiliar sua instituição a formar uma opinião mais sólida sobre a operadora.

Prestador de serviço + convênio médico: assinatura de contrato

Duas pessoas apertando as mãos em sinal de negócio fechado. A imagem simboliza um prestador de serviço fechando contrato com um convênio.

Ao decidir criar vínculo com um convênio, cabe ao gestor responsável pela instituição de saúde avaliar alguns pontos do contrato. Veja os principais:

  • Prazos de faturamento e condições de pagamento;
  • Valores acordados pelos serviços prestados;
  • Critérios para a execução de procedimentos e exames;
  • Processos para renovação e rescisão do contrato;
  • Penalidades nas situações em que houver o descumprimento dos termos contratuais.

Certamente, avaliar com atenção todos esses detalhes pode ajudar o prestador de saúde a evitar prejuízos financeiros e outros tipos de problemas.

Como realizar o faturamento de um convênio?

O faturamento de um convênio refere-se à remuneração pelos serviços médicos prestados aos pacientes vinculados à operadora. Comumente denominado como faturamento de guias médicas ou faturamento médico/hospitalar.

A seguir, confira algumas etapas que geralmente fazem parte do faturamento. Lembrando que, alguns detalhes podem variar conforme a operadora:

  • Averiguar os dados do paciente e os valores correspondentes conforme o contrato com a operadora;
  • Fazer a guia, incorporando os dados de identificação do paciente e os procedimentos executados;
  • Organizar os lotes de guias. Afinal, esses conjuntos consolidam informações como os serviços e procedimentos realizados, identificação do paciente e dos profissionais de saúde, além do período;
  • Encaminhar os lotes às operadora, de acordo com as instruções fornecidas de prazo e demais diretrizes;
  • Aguardar o pagamento pelo convênio, cujo prazo pode variar de alguns dias a algumas semanas. Vale ressaltar que essas informações estão contidas no contrato.

Validação das guias

Os erros cometidos no faturamento de guias médicas podem acarretar em glosas (recusas de pagamento). Então, para agilizar o processo financeiro e evitar esse tipo de problema, o ideal é contar com um sistema que ajude na revisão de guias médicas (arquivos XML TISS). Ou seja, o ideal é usar uma plataforma digital que válida os dados contidos nos lotes de guias e direciona o usuário para o próximo passo.

Nesse caso, o próximo passo é emitir uma mensagem informando se os documentos estão em conformidade com as diretrizes da ANS e demais regras ou se apresentam erros e precisam de correção. Assim, o usuário pode dar continuidade no processo.

O Validador TISS é um sistema de validação de guias médicas que auxilia os faturistas e demais profissionais de saúde com essa etapa do faturamento. Portanto, também pode impactar positivamente no dia a dia do seu financeiro. Veja as possibilidades da plataforma.