Faturamento médico: dicas para melhorar sua entrega de faturas

Quem trabalha no setor de faturamento médico ou hospitalar sabe que o período de entrega de faturas costuma ser o momento mais agitado do mês. Afinal, essa é a etapa em que o faturista tem uma grande demanda e, ao mesmo tempo, precisa estar atento aos prazos de cada operadora.

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar os responsáveis pelas entregas de faturas durante o trabalho. Acompanhe!

Otimizando a entrega de faturas no setor de faturamento médico

1. Defina o cronograma de entregas, e negocie se necessário

Muitas operadoras definem o prazo de entrega para o início do mês. Na maior parte dos casos, até o 5º dia útil. Então, o ideal é priorizar as operadoras conforme esses prazos e volume de faturamento de cada convênio.

Sabendo da média de volume de faturas, é interessante deixar os documentos pré-faturados, se possível. Assim, não há possibilidade de criar gargalos e nem de perder o prazo limite acordado com o plano de saúde.

Lembrando que, há operadoras que permitem a entrega em prazos flexíveis, o que traz uma possibilidade maior na hora de planejar e executar o faturamento.

Obs: muitas vezes, também existe a possibilidade de negociar prazos com as operadoras. É importante usar desse benefício, caso seja necessário. Dessa forma, o estabelecimento pode evitar glosas e outros problemas.

2. Entenda as formas de entregas aceitas

Pessoa mexendo no tablet e na calculadora. Imagem simboliza um profissional lidando com a entrega de faturas no faturamento médico.

Com a evolução tecnológica, diversas operadoras têm adotado o faturamento eletrônico como método único de entrega de faturas, isto é, sem a necessidade de documentos físicos. Alguns convênios também aceitam o faturamento automático, no qual o software realiza o fechamento do faturamento de forma automatizada, simplificando o processo.

Mas apesar de toda a evolução nas entregas, ainda existem planos de saúde que aceitam somente a entrega de faturas na forma física. Portanto, para evitar qualquer prejuízo, é importante que o departamento levante todas as formas possíveis de entrega em cada operadora, assim como os documentos necessários. Alguns planos de saúde exigem as notas fiscais e outros arquivos específicos junto ao faturamento, por exemplo, relatórios.

3. Use o Validador TISS para analisar os arquivos XML TISS

O sistema Validador TISS dispõe de uma interface intuitiva para validar os arquivos XML TISS (guias médicas). Assim, ajudando diretamente na comunicação entre o prestador de saúde e as operadoras.

É possível analisar os detalhes de cada guia antes de enviá-las aos convênios. Tudo isso, contando com um suporte técnico de ponta. Veja os recursos do VALIDADOR TISS.

4. Antecipe-se com soluções para problemas previsíveis na entrega de faturas

Todo setor corporativo pode ter problemas, e é fundamental prevê-los buscando soluções. O faturamento, por exemplo, pode ter problemas com a queda na internet no período de entregas, assim como lentas atualizações de sistema e erros de protocolo.

Aliás, durante a semana de fechamento de fatura geralmente ocorre a lentidão nos sites das operadoras pelo alto número de acessos. Por isso, é essencial se antecipar e encaminhar os arquivos XML TISS com antecedência, conforme os prazos combinados, a fim de evitar atrasos. E claro, ao identificar qualquer brecha de erro ou falha, é crucial aplicar ações de melhorias.

E aí, ficou com alguma dúvida? Então, envie seu recado no nosso fórum. Venha conversar com nossa equipe.