Pacotes podem diminuir as glosas no faturamento médico?

A resposta para essa pergunta é: Sim! Os pacotes podem diminuir as glosas se o prestador de serviço negociar pacotes com a operadora que sejam benéficos para a instituição.

O prestador de serviço vinculado às operadoras de saúde pode optar pela conta aberta ou pelos pacotes na hora de faturar. Veja como funciona cada uma dessas opções:

Conta Aberta X Pacotes

No caso da conta aberta a cobrança é feita de forma individual em relação a cada item. Ou seja, o faturista detalha desde os honorários até os materiais e medicamentos utilizados. Então, ao realizar um procedimento, cada material usado é individualmente cobrado.

Já no caso do pacote, múltiplos procedimentos (materiais, medicamentos, etc) são agrupados em um único código, contendo um valor global. Assim, o estabelecimento não fatura item a item, porque o pacote engloba todos esses componentes em uma única cobrança.

Entenda as vantagens de optar pelos pacotes para fazer o faturamento da instituição de saúde, logo abaixo.

Vantagens dos pacotes no combate às glosas

1. Redução direta de erros

Quando a cobrança é feita na conta aberta, no caso de materiais variados, é comum que ocorram as glosas. Afinal, são diferentes preenchimentos necessários para que o pagamento seja liberado. Então, durante os processos há mais chances de erros.

Por outro lado, os pacotes são menos propensos a erros no momento do preenchimento. Têm uma probabilidade menor de ocorrência de glosas por cobranças indevidas.

2. Maior controle financeiro

Quando o prestador de serviço atua com pacotes adequados é possível fazer um controle financeiro mais preciso, visto que o valor total de cada cobrança além de fixo, traz mais facilidade de acesso.

3. Agilidade na cobrança

O uso de pacotes pode agilizar o processo de cobrança, já que a execução do faturamento torna-se mais simples, se comparado à conta aberta.

Outra maneira de acelerar o processo de cobrança no faturamento médico e evitar as glosas é por meio do sistema Validador TISS. O software gratuito apresenta uma variedade de funções, sendo a principal a automatização da análise de guias médicas (arquivo XML TISS). Ou seja, em vez do faturista revisar todos os dados de cada guia, pode contar com um sistema que faz esse trabalho de forma rápida e eficiente. Veja as funções do Validador TISS.

4. Aprimoramento da relação com os convênios

Outro ponto benéfico em relação aos pacotes é a otimização no relacionamento entre operadora e prestador, pois é possível agilizar o trabalho de ambas as partes. Mas vale ressaltar que, para que os pacotes funcionem de maneira eficiente e acelerem os processos é necessário que ocorra uma justa negociação em contrato.

Veja alguns fatores essenciais a serem considerados para a implementação de pacotes no faturamento médico.

Implementando pacotes

Mãos sobre o teclado e imagem holográfica de 3 pastas na tela do notebook. Imagem simboliza que o profissional está trabalhando com pacotes para diminuir as glosas médicas.

1. Conheça a instituição e avalie os processos

Antes de iniciar as negociações dos pacotes, é crucial avaliar os custos do estabelecimento, os procedimentos realizados, os medicamentos utilizados, as glosas frequentes, os valores típicos de insumos, entre outros fatores. Afinal, a instituição não pode se expor a prejuízos ao negociar os pacotes com a operadora.

2. Analise os pacotes com a operadora e sugira melhorias, se necessário

É essencial avaliar minuciosamente cada aspecto do pacote a fim de garantir que não cause prejuízos à instituição como um todo. Isso abrange não apenas possíveis perdas financeiras, mas também processos e regulamentações que possam permitir interpretações divergentes. O contrato e seus aditivos devem ser claros e abrangentes, delineando o que é permitido e o que não é no processo de faturamento.

3. Treinamento periódico do time

Mesmo que haja um faturamento que conte com pacotes, é importante manter treinamentos regulares para a equipe. Essas sessões visam assegurar a compreensão das regras e procedimentos cotidianos, assim contribuindo para a redução de glosas e outros problemas financeiros.

4. Monitoramento e ajustes

Após a implementação dos pacotes, a instituição de saúde deve manter um acompanhamento dos ajustes para avaliar a eficácia ou identificar áreas que necessitam de aprimoramento. É fundamental verificar se a adoção dos pacotes resultou na redução das glosas. Isso permite que a instituição avalie se é vantajoso manter essa abordagem nos próximos anos.

Obs: as regras dos pacotes sempre estarão concentradas no contrato entre operadora e prestador de serviço. Então, caso surja qualquer dúvida, basta recorrer ao documento contratual.