Guia TISS: principais erros de preenchimento

A guia TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar) é uma ferramenta importante para registrar os dados de consultas e procedimentos médicos. Além disso, as operadoras utilizam o documento para pagar os prestadores de serviço. Entretanto, devido a erros de preenchimento na guia TISS, muitas vezes, ocorrem as glosas, que são as negativas de pagamento.

A seguir, listamos erros comuns de preenchimento na guia TISS, assim como as consequências e como evitar essas falhas. Confira!

Principais erros no preenchimento da guia TISS

1. Preenchimento incompleto da guia

O preenchimento incompleto da guia TISS é um dos erros mais comuns. Nesse caso, pode ocorrer a negativa de pagamento pelo convênio médico, e o prestador precisa abrir um recurso para a reconsideração do documento. Por isso, é essencial preencher todos os campos do formulário TISS, mesmo que pareçam irrelevantes, assim o estabelecimento evita problemas no processo de cobrança.

2. Erros no preenchimento dos campos obrigatórios

A guia tem diversos campos obrigatórios, que precisam ser preenchidos sem erros. Então, para fazer o preenchimento correto é fundamental ler as instruções atualizadas sobre a guia, disponíveis no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

3. Inconsistências entre os dados da guia TISS e as informações do paciente

Os dados presentes na guia precisam estar em conformidade com as informações do paciente. Por exemplo: nome completo, data de nascimento, número do cartão do plano de saúde, etc. As inconsistências nessas informações podem gerar glosas. Portanto, para evitar problemas, recomenda-se revisar as informações do paciente com atenção antes e após preencher o documento.

4. Erros na descrição dos procedimentos realizados

O preenchimento inadequado dos códigos de procedimentos ou descrição dos serviços prestados também pode ter como consequência a glosa. Sendo assim, para evitar esses erros, os profissionais devem usar os códigos corretos e precisam descrever os serviços prestados de forma clara e objetiva.

Consequências de preencher a guia TISS de forma incorreta

Mulher branca segurando um óculos e olhando para um documento. A imagem representa uma profissional analisando os dados preenchidos na guia TISS.

Os erros de preenchimento na guia TISS geram as temidas glosas, e a partir daí há diferentes consequências possíveis. Por exemplo:

  • Atrasos de pagamento e prejuízos financeiros;
  • Problemas com a qualidade do atendimento ao paciente;
  • Sanções administrativas.

Evitando o envio de erros às operadoras com o Validador TISS

O sistema Validador TISS é uma ferramenta que evita o encaminhamento de guias TISS com erros aos planos de saúde. Afinal, a plataforma revisa, analisa e valida os dados dos documentos, garantindo que as informações estão preenchidas corretamente. E o melhor: a validação é super simples.

Basta fazer o upload do arquivo XML no Validador TISS. Em seguida, a plataforma verifica se todas as informações estão corretas ou se existem eventuais erros ou inconsistências. Feito isso, o software emite uma mensagem ao usuário, conforme o status do documento. Então, se erros forem identificados, o profissional pode corrigi-los com a ajuda do sistema.

Outro recurso importante do Validador TISS é a possibilidade de exportar relatórios em PDF ou Excel. Ou seja, é uma forma de manter um histórico das guias TISS validadas, o que pode ser útil em auditorias.

Por meio dessa ferramenta evite o envio de erros e as glosas. Além disso, ganhe agilidade na revisão dos arquivos e aproveite os relatórios e outros recursos para gerenciar as guias.

E aí, ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo fórum.