Padrão TISS 04.01.00: principais características

O padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), criado em 2003, pela ANS, já passou por várias mudanças ao longo dos anos. A mudança mais atual ocorreu no início de 2023 e a versão TISS 04.01.00 entrou em vigor. Ou seja, a partir de agora os estabelecimentos que trabalham com o padrão TISS, obrigatoriamente, devem fazer a troca de informações seguindo os novos ajustes.

Vale ressaltar que a ANS é a agência responsável pela regulamentação e supervisão do setor de saúde suplementar no Brasil. Então, ela tem a atribuição de estabelecer as diretrizes e normas para a utilização do TISS, incluindo as atualizações do padrão.

O TISS regula o compartilhamento de dados entre as operadoras de planos de saúde e os prestadores de serviços do setor. Além disso, auxilia na troca de informações entre as instituições de saúde e a própria ANS.

A seguir, entenda os detalhes do TISS 04.01.00, como o sistema Validador TISS pode ajudar com as análises das guias médicas, entre outros assuntos relacionados. Vamos lá?

Versão TISS 04.01.00: o que mudou?

O TISS 04.01.00 apresenta algumas diferenças em relação à versão anterior. Essas alterações têm como objetivo aprimorar a qualidade, a precisão e a consistência das informações trocadas. Além disso, os ajustes permitem um acompanhamento mais preciso das demandas e avanços do setor de saúde suplementar.

Veja as principais mudanças:

Inclusão e exclusão de campos

O foco das exclusões e inclusões de alguns campos do XML é melhorar a segurança e privacidade, conforme as diretrizes da LGPD. Ou seja, os ajustes do padrão TISS otimizam o compartilhamento, coleta e armazenamento dos dados de usuários. Por exemplo: a tag do nome do beneficiário foi excluída. Mas não só ela, o Número CNS, Número do Cartão Nacional do SUS (CNS) e da tag TemplateBiometrico também entram na lista de exclusão. Isso para seguir as exigências da LGPD, que trata da privacidade e segurança dos dados pessoais em meios eletrônicos.

Mudança no envio de dados

A partir de agora, o nome do arquivo precisa obrigatoriamente atender o padrão denominado REGANSAAAAMM9999.YYY. Portanto, se a instituição não seguir essa regra, o arquivo será rejeitado, retornando pelo sistema como 99/9999 (competência inválida).

  • REGANS: número do registro da operadora na ANS, contendo 6 posições;
  • AAAA: ano da competência dos dados;
  • MM: mês da competência das infos;
  • 9999: número sequencial do arquivo no ano e mês de competência dos dados;
  • .YYY: refere-se à extensão do arquivo.

Atualização de terminologias

O TISS 04.01.00 também trouxe atualizações nas terminologias utilizadas nas guias de solicitação e autorização de procedimentos. Então, se você tem interesse em ver os detalhes desse tema, pode conferir aqui.

No total, o TISS passou por 21 atualizações, que podem ser visualizadas na íntegra no ofício encaminhado às operadoras.

Dicas para se adaptar à versão TISS 04.01.00 com facilidade

Mulher segurando caderno e sorrindo. Imagem simboliza que ela está anotando as regras da versão TISS 04.01.00.

Embora a nova versão do padrão TISS traga uma série de melhorias e benefícios, os estabelecimentos passam por alguns desafios associados à nova versão. Veja algumas dicas que podem facilitar a transição:

1. Adaptação e treinamento

A transição para uma nova versão do padrão pode exigir um período de adaptação para as operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço. Por isso, é importante que os gestores busquem familiarizar os colaboradores com as novas regras, por exemplo, por meio de treinamentos.

2. Investimentos em tecnologia

Com a implementação da versão TISS 04.01.00, alguns estabelecimentos precisam investir em sistemas que auxiliem no preenchimento das guias e na validação desses documentos. Lembrando que esse tipo de investimento traz uma série de outros benefícios. Por exemplo: otimização de tempo, melhor aproveitamento da equipe, mais agilidade nas entregas, etc.

3. Busca por fontes confiáveis para encontrar informações

Certamente, neste início do TISS 04.01.00, podem ocorrer inconsistências na interpretação das diretrizes e regras. Por isso, é recomendável procurar informações sobre o assunto em fontes confiáveis. Por exemplo: site da ANS, fórum Validador, sites dos planos de saúde, entre outros.

4. Conte com sistemas compatíveis com a nova versão do TISS

Se os sistemas de preenchimento e validação que você utiliza ainda não se adaptaram às mudanças do TISS, solicite as atualizações com urgência. Afinal, a entrega de guias está diretamente ligada ao faturamento dos prestadores de serviço.

Validador TISS: suporte às versões 04.01.00 e 01.04.01!

Notebook em cima da mesa, na tela o logo do Validador TISS. Imagem simboliza as funcionalidades da versão desktop do Validador TISS.

O sistema Validador TISS desempenha um papel fundamental dentro dos estabelecimentos de saúde, isso inclui prestadores de serviço e operadoras. Afinal, trata-se de uma ferramenta que ajuda na validação e verificação das informações contidas nas guias. Ela permite analisar se os dados estão em conformidade com as regras atuais do TISS.

O sistema que se mantém atualizado constantemente, já ajuda as companhias com a versão TISS 04.01.00 e 01.04.01. Então, aproveite a plataforma para identificar e corrigir eventuais erros ou inconsistências nos dados antes do envio às operadoras ou outras entidades. Dessa forma, você e sua equipe podem aprimorar a qualidade das informações, reduzir as glosas e agilizar os processos de troca de informações.

O Validador TISS simplifica a interpretação e a análise dos arquivos XML, impactando diretamente na conformidade com as complexas regras. Além disso, contribui para uma troca de dados mais eficiente e segura.

Adaptando-se às mudanças

Como você pode perceber, a versão TISS 04.01.00 chegou com diversas modificações e novidades. Sendo assim, a atualização dos times das companhias que têm relação com a saúde suplementar é mais do que necessária, é obrigatória. Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, nos envie um recado no fórum. Nossa equipe está à disposição. Vamos bater um papo!