Qual é a relevância das guias médicas digitais?

As guias médicas digitais são documentos que comprovam o procedimento ou consulta médica. Dessa forma, os convênios de saúde conseguem verificar os dados e pagar os valores referentes aos serviços prestados aos pacientes.

Mas, esse formato online da guia é relativamente recente. Por conta da pandemia de COVID-19, o setor de saúde precisou passar por algumas modificações, sendo que as guias médicas digitais fazem parte dessas mudanças. Devido à necessidade de isolamento social, vinda da pandemia, as soluções tecnológicas chegaram no mercado como excelentes alternativas. Portanto, a ANS aprovou várias medidas virtuais para que os profissionais pudessem trabalhar, e uma delas é a emissão de guias médicas digitais.

Neste artigo, confira os principais benefícios desses documentos virtuais.

Guias médicas digitais no dia a dia

As guias médicas virtuais são essenciais para que as operadoras entendam o trabalho realizado pelas clínicas, consultórios, laboratórios ou por outros estabelecimentos de saúde. E, posteriormente, possam realizar o pagamento.

O mais interessante da guia digital é que o profissional de saúde não precisa preencher todos os dados à mão, pois com o software onde os arquivos estão armazenados, há a possibilidade de centralizar as informações durante a consulta. Então, logo em seguida, é possível encaminhar os documentos remotamente aos planos de saúde. Ou seja, o sistema eletrônico otimiza tempo de trabalho e facilita o acesso aos dados sobre o paciente.

Além disso, os arquivos virtuais trazem agilidade no atendimento e ajudam na hora de organizar, enviar e revisar os documentos aos convênios.

Principais benefícios das guias médicas digitais

As clínicas que contrataram sistemas com o intuito de armazenar e elaborar a guias, além de mostrarem-se atualizadas, ganham um pacote de vantagens acopladas à tecnologia. Veja os principais benefícios, a seguir:

Local único

Armazenar as guias médicas digitais de forma centralizada, facilita o acesso e envio dos documentos. Então, no momento de fazer pesquisas sobre as consultas, encaminhamentos, reenvios ou alterações, a equipe pode fazer isso de maneira ágil.

Fator sustentabilidade tá on

Ao adotar as soluções tecnológicas como as guias digitais, automaticamente, a empresa pode diminuir a quantidade de papéis e ajudar o planeta no quesito sustentabilidade. Além disso, ao reduzir o uso de papel, a companhia diminui os gastos com o material.

Melhor aproveitamento de tempo

Outro benefício das guias médicas digitais é a otimização de tempo em relação às consultas, como já havíamos citado. Diversos profissionais destinam um tempo considerável do seu trabalho no preenchimento dos documentos. Mas, com a ajuda da tecnologia, a atenção médica pode ficar mais voltada ao atendimento. Inclusive, com esse replanejamento de tempo, às vezes, existe a possibilidade de encaixar mais pacientes diariamente.

Aumento da lucratividade

Quando o estabelecimento decide pelas guias virtuais, é possível melhorar a organização dos arquivos e, consequentemente, há uma diminuição da quantidade de glosas. As glosas comumente trazem prejuízos financeiros às instituições de saúde, por isso, as companhias precisam aplicar medidas preventivas.

Uma excelente maneira de diminuir as glosas é por meio da utilização do Validador TISS. Essa plataforma possibilita a validação das guias (XML TISS) antes do envio do documento para terceiros. Dessa forma, sua equipe garante que os arquivos XML estão corretos.

O Validador TISS fornece desde o plano grátis até o mais avançado. Confira mais informações sobre essa plataforma e veja aquela versão que melhor se adéqua à realidade da sua clínica.

Primeiros passos na incorporação das guias médicas digitais

Se o seu estabelecimento de saúde pretende optar pelas guias médicas online, não deixe de levar em consideração alguns pontos para implementar a tecnologia de modo eficiente:

  • Analise a média de tempo que a clínica gasta no preenchimento dos dados sobre os pacientes na guia manual e na eletrônica. Assim, é possível fazer um comparativo de resultados;
  • Organize os documentos digitais com padronização de siglas, números ou usando algum outro método. Depois, fica muito mais fácil realizar as pesquisas no sistema;
  • Não deixe de revisar as informações, antes de enviá-las às operadoras de saúde. Nesse ponto, em especial, o Validador TISS pode ajudar você e seu time.

O setor de faturamento das instituições médicas pode melhorar significativamente os resultados trocando as guias manuais pelas digitais por vários motivos. Por exemplo: agilidade na organização dos arquivos, diminuição de rasuras, facilidade de conferência de informações, possibilidade de automatizar processos, entre outros.

Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Não deixe de enviar seu recado no fórum ou em nossas redes sociais.