Conheça as novas tecnologias e tendências da medicina

As tecnologias e tendências da medicina vão além de equipamentos e sistemas de última geração. Os avanços tecnológicos têm como característica a prevenção de doenças. Além disso, trazem diversos outros benefícios aos pacientes.

A evolução da medicina somada às tecnologias favorece toda a sociedade. Alguns recursos que antes eram vistos apenas nos cinemas, agora fazem parte da vida real de médicos e pacientes. Por exemplo, a inteligência artificial (IA) e os robôs cirúrgicos já são soluções presentes em procedimentos.

Quer conhecer as novas tecnologias e tendências da medicina? Então, confira algumas delas, a seguir:

Procedimentos cirúrgicos com robôs

Médicos utilizam robôs cirúrgicos, principalmente, naqueles casos de alta complexidade ou que precisam de extrema precisão. Logicamente, as máquinas ainda não têm controle total das tarefas dentro da sala de cirurgia. Atualmente, por meio de procedimentos robotizados, médicos conseguem fazer concisos movimentos de 360° nos instrumentos cirúrgicos.

Entretanto, o intuito a longo prazo é que a tecnologia seja adaptada e integrada, a fim de atuar de modo autônomo nas cirurgias.

Impressão 3D

A impressão de órgãos em 3D auxilia de maneira profunda os estudos da área da saúde, além de ajudar no aperfeiçoamento de técnicas médicas. Com a impressão, há o avanço de tratamentos em tecidos, órgãos humanos, próteses, etc. Outra utilidade dessa tecnologia é a bioimpressão: produção de tecidos, peles e pequenas partes do corpo.

Nanomedicina

Essa tecnologia vem proporcionando grandes evoluções. Por exemplo: mediante a nanomedicina, otimiza-se os efeitos de medicamentos, encaminhado-os diretamente para onde são necessários dentro do corpo. Desse modo, reduzindo a toxidade das drogas, assim como, os efeitos colaterais. O objetivo é que esse processo também progrida nos tratamentos de câncer, a fim de atacar somente as células defeituosas.

Inteligência artificial na medicina

A IA auxilia o processo de armazenamento em nuvem. Ou seja, as informações sobre os pacientes estarão seguras na nuvem. Sem falar que, os dados ficam disponíveis em tempo real, permitindo que os médicos associem o histórico de diagnósticos aos sintomas atuais do paciente.

Além disso, o tempo de espera para o resultado de exames reduziu com a tecnologia, auxiliando os especialistas em casos de urgência. Outro ponto interessante é que, a inteligência artificial possibilita a integração de informações, assim, há maiores chances de prevenir doenças, diante de diagnósticos mais completos e assertivos.

Big Data: essencial entre as novas tecnologias e tendências da medicina

A solução Big Data permite armazenar e estruturar grandes massas de dados, além de cruzar informações. Portanto, os profissionais da área da saúde conseguem ter acesso a todos os dados de pacientes, a fim de fazer comparações e elaborar análises robustas, diagnósticos mais concisos e a prescrição de melhores tratamentos.

E aí, diante destas e de outras tendências da medicina, como está o estabelecimento de saúde onde você trabalha?

Para manter a eficiência e rapidez também no pós-atendimento, conte com o sistema Validador TISS. Você consegue verificar se as Guias TISS estão corretas e se já podem ser enviadas às Operadoras. Assim, evitando as glosas. Faça com que o estabelecimento de saúde e os profissionais recebam os pagamentos dos convênios sem nenhum problema, mantendo o financeiro saudável.

Dúvidas ou sugestões? Envie-nos uma mensagem.