O que é Process Mining e como pode ajudar na gestão hospitalar?

O Process Mining auxilia equipes nas rotinas, em instituições diversas. No caso dos estabelecimentos de saúde, a gestão hospitalar e médica é impactada positivamente, assim como a experiência dos pacientes.

Dentro de um mercado de mudanças e novidades contínuas, o setor de saúde é um dos mais propícios a uma instabilidade operacional. Nesse sentido, a gestão hospitalar e médica precisa buscar a atualização constante e técnicas contemporâneas de administração para otimizar e assegurar a qualidade dos serviços.

O Process Mining vem como uma solução que aperfeiçoa as rotinas de trabalho na área da saúde. Além disso, ajuda com a redução de custos operacionais e traz maior segurança aos pacientes e uma experiência satisfatória.

O que é Process Mining? Como auxilia na gestão hospitalar?

A Mineração de Processos ou Process Mining é uma metodologia que vem sendo aplicada no Brasil e utiliza a tecnologia Machine Learning para localização de processos, com base em dados.

Na gestão hospitalar, essa solução possibilita um planejamento eficaz da trajetória do paciente. Dessa maneira, o time tem insights que facilitam a tomada de decisão e a busca por melhorias para a instituição.

É importante ter em mente que, nesse modelo, toda insatisfação expressada pelo cliente é recorrente de uma falha do processo da empresa. Por exemplo, se um paciente precisa retornar várias vezes ao pronto atendimento de uma clínica ou hospital e não obtém o suporte adequado, isso representa uma falha no processo de atendimento ao paciente.

O Process Mining permite que o setor de gestão hospitalar identifique gargalos, faça o mapeamento, monitoramento e a melhoria de processos. Tudo isso, por meio de dados coletados de um software de gestão. Essa mineração de dados tem o objetivo de harmonizar as ocorrências e os processos padrões, a fim de analisar as compatibilidades, verificar os desvios, prever atrasos e propor um possível redesenho de processos.

Tipos de mineração de processos:

Atualmente, existem 3 tipos de Process Mining: Descoberta, Conformidade e Aprimoramento. Veja como funcionam:

Descoberta: permite identificar o modelo de processos real do estabelecimento, conforme um conjunto de registros vindos da plataforma tecnológica.

Conformidade: aqui, os processos reais e os modelos ideais são comparados. Em seguida, observa-se as coincidências e diferenças, a fim de buscar as modificações necessárias.

Aprimoramento: os modelos de processo passam por adaptação com o objetivo de ampliá-los e melhorá-los.

A mineração de processos é um método que oferece uma boa base para a Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) e garante que os gestores tenham uma visão global e aprofundada da operação do negócio.

O Process Mining simboliza a evolução no uso da tecnologia por hospitais e clínicas, visando o aumento da eficiência. Ou seja, sabe aqueles dados guardados há décadas pelas instituições de saúde? A partir de agora, há a possibilidade de compilar esses registros armazenados e utilizá-los para entender toda a operação e melhorar o trabalho diariamente.

Você ficou com alguma dúvida sobre as vantagens do Process Mining na gestão hospitalar? Envie seu recado pra gente, no fórum.