Tecnologia em pauta: 4 benefícios da automação em laboratórios

A Transformação Digital chegou para ficar e com ela, a automatização de processos e virtualização de dados vieram acopladas. A automação em laboratórios e demais estabelecimentos de saúde é uma realidade cada dia mais comum, pois há o ganho de diversos benefícios. Os negócios que utilizam a tecnologia a seu favor mostram-se mais competitivos, ágeis, flexíveis, entre outras características.

Por meio da automatização de processos, os laboratórios também conseguem melhorar as análises clínicas e mantêm o trabalho produtivo, levando mais qualidade e segurança aos pacientes. Afinal, com a ajuda de soluções tecnológicas, o time consegue executar as atividades com mais eficiência e precisão.

Com o objetivo de implementar tecnologias na rotina do laboratório, pesquise bons softwares de gestão, aqueles que possibilitam o controle total de atividades e o rastreio das fases do processo analítico.

Além disso, para enviar os arquivos XML no padrão TISS a outros estabelecimentos, conte com o Validador TISS. O sistema permite que você valide os documentos e verifique se estão em conformidade com o padrão e diretrizes da ANS. Conheça as funcionalidades do Validador TISS.

A seguir, veja 4 benefícios da automação em laboratórios:

1 – Produtividade otimizada

A automação em laboratórios permite o aumento da produtividade, pois é possível entregar exames em um menor período de tempo. Aqui, vale uma observação. A agilidade é importante para os estabelecimentos, mas nesse caso em específico é de extrema relevância aos pacientes, pois quando a questão é saúde, a rapidez na entrega de laudos pode ter um grande impacto na vida do paciente.

Além disso, este diferencial ajuda os laboratórios na fidelização de usuários que procuram agilidade e qualidade nos serviços. Um ponto a mais no aperfeiçoamento da experiência do cliente.

2 – Controle ao alcance dos laboratórios

Dentro das instituições de saúde, o controle de qualidade é fundamental, pois aumenta a segurança e precisão dos processos e serviços. Ao implementar soluções tecnológicas, o laboratório não só melhora esse controle, como otimiza a visualização de resultados. Portanto, estabeleça métodos de controle de qualidade, ajuste os sistemas conforme os objetivos e metas, e mantenha um gerenciamento eficiente.

3 – Diminuição de erros e falhas

Ao substituir os registros manuais pelos registros digitais, o time diminui erros humanos. Certamente, ainda podem ocorrer falhas de digitação ou outros tipos de erros, mas com a automação de processos é possível diminuir algumas situações errôneas e o retrabalho dos profissionais. Assim, o laboratório apresenta mais credibilidade tanto internamente quanto ao público externo e aos parceiros.

4 – Redução de custos

A automação em estabelecimentos de saúde permite a integração entre os equipamentos laboratoriais, processos e softwares. Portanto, com essa união, as ferramentas são otimizadas, bem como os processos da instituição. Tudo isso, ajuda o negócio a evitar tarefas incorretas, os retrabalhos, e os procedimentos repetitivos e burocráticos. Ou seja, o resultado é a redução de gastos com a equipe. Legal, né?

Você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com a gente relacionada a automação de processos em instituições de saúde? Envie seu recado no fórum. Vamos conversar por lá.