Fique atento! Você sabia que a recepção interfere no faturamento médico?

Em algum momento, você já se questionou sobre: “Como a recepção interfere diretamente e indiretamente no faturamento médico?”.

Ao chegar em uma instituição de saúde, a recepção é o cartão de visita para o paciente, não é? Portanto, o estabelecimento precisa apresentar um local organizado e seguro. Assim, os pacientes e acompanhantes percebem o empenho, acolhimento e profissionalismo já no primeiro contato.

Manter a recepção acolhedora e organizada, com o objetivo de evitar a perda de tempo do paciente, melhora a percepção do usuário sobre a instituição. Aliás, impacta muitas vezes de modo positivo, tanto no faturamento quanto na fidelização da sua marca.

Veja a seguir, algumas ações para aplicar na recepção da sua clínica. Vamos lá?

1 – Torne a recepção agradável

Quando o paciente chega no consultório médico, geralmente, encontra-se indisposto ou aflito com a gravidade de seu estado de saúde. Então, é papel das instituições de saúde proporcionar um ambiente tranquilo que gere confiança em relação à cura.

Esse é um exemplo claro de como o atendimento e recepção interferem no faturamento médico, pois em um ambiente desorganizado e agitado, o paciente pode não voltar outras vezes ao consultório. Ou seja, quanto menos fidelização e pacientes, mais impactos no financeiro do estabelecimento.

Como é possível manter o ambiente calmo e prazeroso?

Já pensou em usar músicas relaxantes na recepção? Priorize ainda a iluminação natural, já que ela é considerada medicinal, proporcionando um melhor estado de humor nas pessoas, de modo geral.

2 – Recepção com profissionais capacitados = setor de faturamento contente

Os colaboradores da recepção devem estar capacitados e treinados não só para o atendimento ao cliente, mas também sobre os termos e especificações dos processos de faturamento. Afinal, ao ocorrer problemas no preenchimento das guias, isso pode gerar erros e atrasos nos pagamentos.

Quer um exemplo? As glosas, comumente, vêm de erros no preenchimento incorreto das Guias TISS. As informações inseridas nessas guias não podem apresentar nenhuma divergência. Sabendo disso, é fundamental treinar a equipe e, principalmente, os responsáveis pelo preenchimento das guias.

Além disso, conte com uma plataforma para validar as Guia TISS. Isto é, antes de enviar os arquivos aos convênios de saúde, valide os documentos por meio do Validador TISS. Dessa maneira, evita-se as glosas e é possível minimizar os atrasos de pagamentos.

3 – Particular X Plano de Saúde

Os profissionais da recepção precisam entender as diferenças entre o faturamento do particular e das operadoras, a fim de minimizar problemas no financeiro da clínica.

O processo de cadastro é igual em ambos os casos. A maior diferença é que para o paciente particular, o pagamento é feito antes ou na hora da consulta. Por outro lado, via convênio, é necessário realizar o preenchimento de várias informações relacionadas a cobertura do plano do paciente. Além do mais, o usuário deve assinar alguns documentos.

É importante tomar cuidado com esses diferentes tipos de processos, já que impactam diretamente no faturamento. Os pagamentos das operadoras de saúde, por exemplo, tendem a demorar de 1 a 2 meses. Tempo que é considerado no Planejamento Financeiro da instituição.

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