Como o Validador TISS impacta na rotina dos faturistas?

O Validador TISS ajuda os profissionais da área da saúde, operadoras (convênios) e desenvolvedores, mas impacta principalmente na rotina dos faturistas. Afinal, esses profissionais lidam cotidianamente com as guias médicas, incluindo a análise e validação desses documentos.

A seguir entenda melhor as responsabilidades dos faturistas dentro das clínicas e hospitais, e como o Validador TISS ajuda-os durante os trabalhos diários.

Responsabilidades do faturista médico/hospitalar

Os faturistas atuam com as contas das instituições de saúde. Então, trabalham diretamente com a conferência e correção dessas contas no departamento financeiro. Além disso, geralmente, ficam responsáveis pela emissão de notas fiscais, boletos e duplicatas.

Veja outras responsabilidades desta profissão:

  • Análise e redução de glosas, bem como a criação de recursos de glosas, quando necessário;
  • Avaliação e controle de cobrança de pacientes, de acordo com o contrato e prontuário;
  • Lançamento de documentos nos sistemas das operadoras;
  • Revisão e controle das guias médicas e hospitalares;
  • Entre outras tarefas.

Todas as atividades são essenciais para o bom funcionamento do faturamento, mas certamente a revisão de guias médicas e a busca pela redução de glosas estão entre as principais. Por isso, a relevância de encontrar soluções eficientes, como por exemplo, tecnologias que ajudem os faturistas nessa missão.

O software Validador TISS está à disposição dos faturistas e prestadores de serviço da área da saúde que precisam diminuir a quantidade de glosas e avaliar as guias. Entenda a seguir, as possibilidades desta plataforma.

Como o Validador TISS ajuda os faturistas?

Dois profissionais conversando, uma mulher e um homem. Imagem simboliza que são faturistas trabalhando com o Validador TISS.

A primeira semana do mês, normalmente, é quando os faturistas sobem todas as guias e documentos nos sistemas das operadoras. Entretanto, às vezes, com diversos trabalhos acumulados ao mesmo tempo e a necessidade de atender variados prazos, algumas guias são enviadas aos planos de saúde com erros ou fora do prazo.

Há diversos motivos para o convênio recusar o pagamento ao prestador de serviço, conforme os problemas nas guias médicas. E isso só reforça a necessidade de fazer a conferência desses documentos com atenção e, de preferência, com a ajuda de um sistema eficaz.

Ao contar com o Validador TISS para verificar os arquivos XML (guias), os faturistas ganham agilidade e otimizam a revisão dos documentos. Afinal, ao automatizar a validação, os profissionais evitam os erros humanos de conferência.

O sistema faz a correção automática de hash, permite a visualização e impressão de guias, possibilita a conversão entre versões, entre outras possibilidades. Além disso, a plataforma Validador TISS oferece aos faturistas desde o Plano Free até o Avançado. Ou seja, não há desculpa para não utilizar a plataforma, a fim de reduzir o número de glosas no estabelecimento.

Logicamente, nenhum profissional de saúde quer atender aos pacientes e depois ter seus arquivos XML negados pela operadora. Por isso, procurar por este tipo de tecnologia evita dores de cabeça e erros no setor financeiro.

Veja dicas de ferramentas, tabelas, indicadores e outros recursos que podem auxiliar no dia a dia dos faturistas médicos e hospitalares, clique aqui.

E aí, ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Não deixe de enviar seu recado no nosso fórum.