Porque realizar a auditoria prospectiva nas operadoras de saúde?

Um dos principais passos para assegurar a qualidade do serviço prestado pelas operadoras é a auditoria prospectiva, também conhecida como auditoria prévia ou preventiva. Esse trabalho precede o início dos processos, isto é, ocorre antes da disponibilização do serviço ou produto ao usuário.

Na área da saúde, a auditoria prospectiva é ainda mais fundamental, pois com o gerenciamento antecipado é possível evitar erros, assim como manter os processos mais seguros. Portanto, é vantajoso tanto para as operadoras quanto para os pacientes.

A seguir, saiba exatamente o que é a auditoria prospectiva e suas vantagens para as operadoras de saúde. Acompanhe!

O que é auditoria prospectiva?

Esse modelo de auditoria trata-se de um processo de análise técnica e administrativa que ocorre antes de processos e atividades variadas e procedimentos médicos. Por exemplo: cirurgias, internações, consultas clínicas, exames, entre outros.

Além disso, essa avaliação auxilia na prevenção de fraudes, já que analisa o processo antes de sua execução. Dessa forma, há a possibilidade de antecipar a correção de erros e aplicar melhorias ao serviço prestado. Essa averiguação impacta diretamente na redução de custos desnecessários e aumento da margem de lucro, entre outras vantagens.

A base da auditoria preventiva é explorar se as referências pré-definidas correspondem à qualidade de serviço.

Quais as principais vantagens da auditoria prospectiva para as operadoras de saúde?

Grupo de pessoas conversando e analisando alguns documentos. A imagem representa profissionais realizando a auditoria prospectiva nas operadoras.

Esse tipo de checagem prévia dos processos traz vários benefícios às operadoras de saúde, desde que seja realizada regularmente. Confira os principais:

1. Ajuste rápido de erros

Uma das vantagens da utilização dessa ferramenta é justamente a possibilidade de avaliar previamente todas as regras e condições dos processos. Dessa forma, é possível controlar e autorizar a execução dos procedimentos sem a preocupação de eventuais falhas.

2. Otimização na qualidade do serviço

Pensando nos benefícios relacionados ao aspecto técnico, há diversos pontos que podem melhorar por meio da análise. Por exemplo:

  • Metodologia dos atendimentos;
  • Nível de excelência dos processos;
  • Nível das ameaças inerentes à realização das tarefas, com foco em reduzi-las e mitigar complicações futuras.

3. Mais segurança para o beneficiário

Quando a auditoria prospectiva envolve o âmbito administrativo, avalia-se a cobertura do plano do beneficiário. Ou seja, durante a avaliação, os profissionais responsáveis verificam se os contratos estão em conformidade com o que é oferecido, se o processo de ressarcimento de valores está correto, entre outros pontos relacionados à gestão.

Vale ressaltar que quanto mais transparente as instituições de saúde se revelam, mais seguros e confortáveis os beneficiários se sentem.

4. Maior controle de processos

Ao avaliar os serviços de ponta a ponta, fica mais fácil controlar os procedimentos e aplicar melhorias. Além disso, com um maior controle de custos, há a possibilidade de otimizar a lucratividade da operadora, por meio de novas ações.

5. Organização e agilidade

Toda companhia que mantém a organização durante os serviços, ganha agilidade na rotina de trabalho, e com as operadoras não seria diferente. Portanto, ao ajustar todas as necessidades da instituição mediante a auditoria, é possível eliminar processos manuais e ferramentas obsoletas, entre outros atrasos. Assim, reduzindo custos, simplificando a tomada de decisão e impactando no tempo de atendimento aos beneficiários.

E aí, você ficou com alguma dúvida sobre a auditoria prospectiva? Então, envie seu recado para o nosso time no fórum. Vamos bater um papo!