3 causas comuns de glosas hospitalares e como evitá-las

As glosas hospitalares ocorrem após o término do atendimento ao beneficiário, ocasionadas por erros no envio do faturamento de contas médicas ou por falhas no próprio faturamento. Ou seja, quando o prestador de serviço (hospital) envia as guias errôneas às operadoras de saúde, recebe as guias médicas glosadas.

Muitas prestadoras de serviço da área da saúde sofrem com as glosas, pois esses retornos afetam diretamente o financeiro da companhia. Lembrando que, a glosa refere-se à recusa de pagamento pela operadora por um serviço entregue ao paciente. Isso ocorre devido a algum erro ou problema na guia. A falha pode ser técnica, administrativa ou linear.

A seguir, veja algumas causas comuns das glosas hospitalares e como evitá-las.

3 principais causas de glosas hospitalares

3 pessoas conversando e apontando para uma prancheta. A imagem representa os profissionais de faturamento hospitalar avaliando as causas das glosas hospitalares.

1. Anotação errada ou prontuário incompleto

O prontuário é o documento que inclui as informações sobre o paciente. Sendo assim, todos os profissionais envolvidos no atendimento ao beneficiário registram as anotações no prontuário.

Esses registros servem como uma confirmação da execução dos procedimentos e serviços hospitalares. Entretanto, caso haja um preenchimento incompleto ou com erro, o estabelecimento receberá posteriormente a glosa, por conta da guia enviada com erros. Em seguida, para justificar a falha e solicitar o pagamento novamente, o estabelecimento de saúde precisará elaborar o Recurso de Glosa.

2. Ausência de prescrição: procedimentos e medicamentos

As prescrições médicas são utilizadas para definir a conduta médica, incluindo o medicamento ou procedimento a ser usado ou aplicado no paciente.

Entretanto, se os medicamentos ou procedimentos não constarem na prescrição, a operadora de saúde retornará a glosa técnica ao prestador. Nesse contexto, vale ressaltar a necessidade de fazer o preenchimento 100% correto para evitar problemas com o faturamento posteriormente.

3. Falta de checagem da prescrição médica pela enfermagem

Conforme mencionado acima, a prescrição médica indica a atuação do profissional, referente aos procedimentos e medicamentos. Sendo que todos esses processos médicos têm uma frequência determinada na prescrição.

Os profissionais de enfermagem devem definir os prazos das prescrições, isto é, precisam determinar os horários de administração dos remédios e da execução dos procedimentos. Então, quando finalizada a execução dos trabalhos, é necessário que os enfermeiros revisem as informações inseridas nos documentos. Em caso de erros em qualquer um desses passos, a instituição aumenta as chances de ocorrência de glosas.

Formas de evitar as glosas hospitalares

Há várias ações que podem ser aplicadas a fim de evitar as glosas e, consequentemente, os problemas com o faturamento. Veja alguns exemplos:

  • Melhorar os códigos de procedimentos: é uma ação fundamental para evitar glosas. Afinal, muitas recusas de pagamento ocorrem por esse motivo. Portanto, é importante que a companhia médica invista na capacitação do time e na padronização do preenchimento de documentos.
  • Ampliar a transparência: uma maneira de melhorar a transparência do estabelecimento é por meio de auditorias periódicas. Com esse tipo de análise, o prestador de serviço pode evoluir continuamente e aperfeiçoar seus processos internos, tornando-os mais transparentes e eficientes. E, certamente, influenciando na diminuição de glosas hospitalares.
  • Aprimorar o preenchimento da documentação com ajuda da tecnologia: esse movimento garante mais assertividade informações das guias médicas. Quando a empresa automatiza processos, evita erros manuais, retrabalhos, melhora a gestão de tempo, entre outros benefícios. Além disso, os sistemas tecnológicos podem facilitar o dia a dia das instituições de saúde com o acesso rápido aos dados, verificação do histórico do paciente, etc.
  • Sistema de validação das informações das guias: é essencial contar com uma plataforma de validação para analisar se dados inseridos nas guias estão corretos Essa revisão antes do envio às operadoras de saúde ajuda a minimizar e evitar a negativa de pagamento. O sistema Validador TISS pode ajudar nessa validação de guias TISS. Veja os recursos do software.

E aí, você ficou com alguma dúvida sobre as glosas hospitalares? Envie sua mensagem para o nosso time pelo fórum. Vamos conversar por lá!