5 passos para organizar seu consultório médico

Mesmo diante da intensa rotina de um estabelecimento de saúde, a tarefa de organizar o consultório médico não pode ficar de lado. Afinal, proporcionar um excelente atendimento aos pacientes, mantendo o foco na organização, certamente, traz resultados positivos à empresa.

A seguir, confira 5 dicas fundamentais que ajudarão você e sua equipe a aprimorarem os procedimentos do consultório médico.

1 – Utilize soluções tecnológicas para organizar o consultório médico

Usar a tecnologia e automatizar processos permite o crescimento e evolução do estabelecimento de saúde. Um bom software de gestão ajuda na automação de inúmeras tarefas. Por exemplo: cadastro de pacientes, histórico de consultas, agenda eletrônica, entre outras.

Lembrando que, o software de gestão precisa ser intuitivo e apresentar usabilidade, a fim de tornar os processos ágeis.

2 – Conheça a rotina do consultório

Quer organizar o consultório? Então, conheça profundamente a rotina de trabalho da empresa. Em seguida, avalie o tempo médio de cada atendimento, desde a chegada do paciente na clínica até a partida.

A partir dessas métricas, é possível determinar a capacidade de atendimento diário do consultório. Sabendo o resultado, pense em melhorias para reduzir o tempo de espera dos pacientes.

Outro ponto importante: verifique o tempo necessário para organizar o estabelecimento antes de iniciar as consultas e atendimentos. Paralelo a isso, monte a agenda de consultas considerando as especificidades do negócio, a fim de garantir um plano adequado.

3 – Invista em uma agenda eletrônica

A agenda eletrônica transforma o gerenciamento de contatos e consultas, tornando o trabalho mais flexível e eficiente.

Por meio da agenda eletrônica, os profissionais têm acesso a todas as informações dos pacientes de forma remota e em tempo real, mediante dispositivos conectados à internet. Ou seja, torne simples a mudança de horários de consulta: altere ou cancele atendimentos via mensagem ou e-mail.

4 – Treinamentos

Oferecer treinamentos e certificações aos funcionários é parte fundamental para o crescimento e organização do negócio. Portanto, tenha um cronograma de treinamentos com o objetivo de capacitar a equipe em diversos assuntos. Por exemplo: atendimento, planejamento, comunicação assertiva, etc.

5 – Ferramentas de gestão financeira

Gerencie de modo inteligente as finanças com a ajuda de um sistema que permita acompanhar os resultados financeiros do consultório. A gestão financeira e a organização precisam estar diretamente interligadas dentro do seu consultório, a fim de evitar problemas com o faturamento. Então, nada melhor do que um software para gerenciar todo esse trabalho, né?

Muitas vezes, a desorganização da clínica reflete no fluxo de caixa, trazendo diversos custos e prejuízos. Um exemplo disso são as glosas. As guias glosadas, geralmente, ocorrem por falhas no preenchimento dos documentos enviados aos convênios.

Por isso, busque modernizar seus controles com ferramentas que auxiliem a gestão das finanças e os processos de faturamento. O Validador TISS pode ajudar sua equipe a diminuir as glosas e evitar os atrasos de pagamento. Antes de enviar os documentos às operadoras de saúde, veja se os arquivos estão em conformidade com o padrão TISS da ANS. 🙂

Você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sugestões? Então, envie-nos um recado no fórum. Vamos bater um papo por lá.