Como a antecipação de recebíveis pode ajudar o faturamento da sua clínica?

A antecipação de recebíveis possibilita que a clínica médica receba pelos pagamentos que só seriam feitos em 30 ou 90 dias. Esse é um período de tempo comum no caso de pagamentos feitos por convênios médicos aos prestadores de serviço da área da saúde.

Grande parte das clínicas trabalham em parceria com os planos de saúde, mas devido ao prazo de pagamento muitas delas têm complicações na gestão financeira. Isso ocorre porque as contas mensais continuam seguindo o fluxo normal, e nem todos os estabelecimentos têm o capital suficiente para as despesas. Nesse sentido, a antecipação de valores pode ajudar a manter as finanças do negócio em dia.

Neste artigo, veja como funciona a antecipação de recebíveis nas clínicas, o que não pode faltar neste processo de antecipação, entre outros assuntos relacionados.

Passo a passo: antecipação de recebíveis nas clínicas

A antecipação de recebíveis permite mudar pagamentos futuros para o crédito à vista. Ou seja, a instituição antecipa um valor financeiro que já é seu, equivalente aos serviços realizados. Sendo assim, o dinheiro não figura como endividamento no balanço.

Além disso, esse dinheiro pode ajudar a companhia com o fluxo de caixa para manter o negócio funcionando de forma saudável ao longo dos meses.

Antecipação de pagamentos em 3,2,1…

Mulher digitando no teclado do notebook e sorrindo. Imagem simboliza que ela resolveu os problemas da clínica com a antecipação de recebíveis.

1. Envio de guias médicas

Se a clínica trabalha em parceria com os planos de saúde, precisa enviar mensalmente às operadoras as guias médicas (arquivos XML TISS), referentes aos procedimentos e consultas. Lembrando que, os dados dos documentos precisam estar totalmente corretos. Além disso, o estabelecimento deve seguir os padrões TISS e TUSS nas guias para evitar as glosas.

2. Verificação feita pelas operadoras de saúde

Ao receber o lote de guias, os convênios analisam os documentos para posterior pagamento. Geralmente, as operadoras levam de 30 a 90 dias para pagar pelos serviços. No entanto, caso a clínica tenha a necessidade de receber o valor com urgência, pode optar pela antecipação do capital.

3. Antecipação dos recebíveis

Por meio das informações de cadastro das operadoras, registrados em uma solução financeira digital, é possível visualizar a quantidade de recebíveis que a clínica possui. Então, com esses dados em mãos, o estabelecimento pode antecipar os valores para recebê-los em 24 horas. O ideal é contar com um sistema que identifique o valor a receber já com uma margem de erro para possíveis glosas.

Lembre-se: as instituições de saúde recebem na modalidade crédito em conta, entretanto, podem existir valores e prazos de pagamentos incertos por causa das glosas. Sendo assim, é importante calcular corretamente os valores que serão antecipados, mantendo uma margem de segurança.

4. Recebendo o valor que ficou como garantia de segurança

Caso a margem de erro para as glosas não ocorra, posteriormente a clínica recebe o valor integral. Esse dinheiro entra no fluxo de caixa depois do período de espera padrão, estabelecido pelo plano de saúde.

Cuidados durante o processo

A antecipação de recebíveis é uma excelente alternativa para as clínicas que precisam de capital de modo urgente, mas envolve custos que devem passar por avaliação prévia. Será que o desconto da antecipação compensa? Além de antecipar os recebíveis mantendo um planejamento eficiente, a companhia precisa realizar essa solicitação do dinheiro somente se realmente houver necessidade.

Aaah! Outro ponto de atenção dentro do faturamento médico são as glosas. Em excesso, elas podem trazer grandes prejuízos financeiros. Saiba como evitá-las: 6 dicas para controlar definitivamente as glosas médicas