Conheça os principais indicadores de glosas hospitalares

Os indicadores de glosas hospitalares auxiliam os profissionais no controle de métricas relacionadas ao faturamento hospitalar. Então, por meio desses indicadores é possível detectar falhas e definir estratégias para melhorar o desempenho dos processos atuais. E consequentemente, diminuir os erros e as glosas.

Vale ressaltar que, é importante que o estabelecimento médico saiba utilizar os dados coletados, assim como transformá-los em informações estratégicas. De acordo com o relatório de 2019 da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), aproximadamente 69% dos hospitais investem em BI (Business Intelligence). Uma informação que mostra o quanto essas instituições buscam coletar e interpretar os dados de maneira adequada.

O que é glosa hospitalar mesmo?

Glosas hospitalares são recusas de pagamento do plano de saúde direcionado ao hospital. Ou seja, o paciente realizou a consulta ou procedimento no estabelecimento médico. Porém, o hospital na hora de enviar os documentos ao convênio para receber pelos serviços comete algum erro nos arquivos ou não envia todos os documentos necessários, assim desencadeando a glosa. Há ainda outros motivos para a ocorrência de glosas, confira em nosso artigo.

Por que monitorar as glosas hospitalares?

As glosas geram atraso ou falta de pagamento para os prestadores de serviço da área da saúde, portanto, trazem um impacto direto no faturamento. Nesse sentido, os indicadores de glosas hospitalares são essenciais, pois permitem que os profissionais entendam mais profundamente os possíveis erros e falhas.

Obs: Uma das melhores maneiras de evitar as glosas é por meio da validação das guias TISS, antes de enviá-las às operadoras. O sistema gratuito Validador TISS oferece diversos recursos para a correção desses documentos. Conheça as possibilidades da plataforma Validador TISS.

Principais indicadores de glosas hospitalares

Homem trabalhando em frente ao computador. A imagem representa um gestor analisando os indicadores de glosas hospitalares.

A seguir, confira os principais indicadores que estão diretamente ou indiretamente relacionados com as glosas, e que os hospitais devem gerenciar.

1 – Tempo médio de pagamento

Esse indicador tem o intuito de mostrar o período medido em dias entre o envio da cobrança pelo hospital e o pagamento final da guia pelo plano de saúde. Isto é, indica quantos dias o convênio leva para pagar a instituição de saúde.

Ao coletar esses dados e entender a média de cada operadora e de cada situação, o faturamento hospitalar consegue ter parâmetros para planejar as finanças e controlar as contas. Principalmente, nos casos de glosas.

2 – Glosas e inadimplências

Acompanhar a relação entre a quantidade de glosas e inadimplências nos pagamentos também é uma tarefa necessária, pois não é toda glosa que resulta na falta de pagamento. Geralmente, ocorrem atrasos, mas por meio de recurso de glosas, há uma reavaliação do convênio e o pagamento é realizado posteriormente.

Sabendo disso, o hospital deve acompanhar todos os sinais de inadimplências, assim como compreender as causas da falta de pagamento. O foco é entender completamente essa rotina financeira para acelerar as ações corretivas, reduzir erros e evitar prejuízos financeiros.

3 – Tipos de glosas

É fundamental que o estabelecimento médico busque entender a quantidade de glosas, conforme o tipo. Ou seja, se a maior parte é glosa administrativa, técnica ou linear. Afinal, cada uma delas ocorre por determinados motivos e ao entender o número de glosas por tipo, fica mais fácil encontrar a fonte dos problemas, a fim de corrigir as falhas uma a uma.

4 – Recorrências

Outro indicador que deve fazer parte da lista do faturamento hospitalar é da recorrência de glosa por convênio. Há operadoras de saúde que retornam um maior número de glosas, portanto, o departamento financeiro deve entender o motivo das recorrências para corrigi-las de forma definitiva.

E aí, você ficou com alguma dúvida sobre os indicadores de glosas hospitalares ou tem alguma sugestão? Entre em contato conosco pelo fórum.